A soldagem é um processo conhecido por unir duas partes de materiais, sejam elas iguais ou não. Existem diferentes tipos de soldagem e cada uma possui a sua função e também a sua particularidade.
As principais e muito utilizadas são:
Solda TIG, Solda MIG/MAG e Solda Eletrodo Revestido.
Solda TIG
A Solda TIG – do inglês “Tungsten Inert Gas” ou “Tungstênio e Gás Inerte” – é realizada através do derretimento dos metais a serem unidos. O derretimento acontece por um arco elétrico que é gerado através de uma corrente. Essa corrente elétrica é gerada por um eletrodo de tungstênio.
Solda MIG/MAG
Processo de soldagem GMAW gás metal arc welding soldagem MIG/MAG. O processo se dá através do aquecimento de um arame que, ao receber uma forte descarga elétrica, libera eletrodos que causam o derretimento. Quando as partes são derretidas, acontece então a soldagem.
A solda MIG/MAG é extremamente eficaz, e tem sido cada vez mais procurada nos serviços de usinagem.
Solda com Eletrodo Revestido
A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding - SMAW), também é conhecida como soldagem manual a arco elétrico (Manual Metal Arc - MMA).
O processo de soldagem com eletrodo revestido é o mais amplamente utilizado. Possui a maior flexibilidade entre todos os processos de soldagem uma vez que a maioria dos metais pode ser unida ou revestida pela soldagem.
Existe uma grande variedade de eletrodos revestidos, cada eletrodo contendo no seu revestimento a capacidade de produzir os próprios gases de proteção dispensando o suprimento adicional, necessário em outros processos de soldagem.
Eletrodos revestidos podem ser usados em todas as posições (plana, vertical, horizontal, sobre cabeça), como em praticamente todas as espessuras de metal de base e em áreas de acesso limitado. Também é usado para revestimentos duros, corte e goivagem.
É mais simples em termos de necessidades de equipamentos com custo do investimento relativamente baixo.